segunda-feira, 23 de abril de 2012

Evolução da Sociedade.

Eu sei que a sociedade evolui. Mas até que ponto isso é bom? Posso até parecer uma velha a falar, mas no meu tempo as coisas não eram assim! 
Eu nunca acreditei no pai natal. Eu brincava com barbies e às casinhas. Eu tinha poucos kens e então cortava o cabelo às barbies para ter mais bonecos. Eu brinquei aos carrinhos e joguei à bola na rua. Eu andava de bicicleta. Eu construía cabanas e passava os dias inteiros a melhorá-las. Eu brincava aos médicos e às enfermeiras. Brincava às lojas. 
Eu aprendi o abecedário antes de entrar para a escola. Quando andava na primária vestia um dia saia, um dia calças. No dia de tirar fotografias eu levava à roupa do Domingo, aquela que era a melhor. Aquela que por mais anos que tivesse, como só vestia ao Domingo, estava sempre nova. 
Eu só comecei a ter noção da sexualidade e de todo o mundo abrangente muito tarde. Ou melhor, apercebi-me na altura certa, como os meus colegas. Todas as miúdas da minha idade já eram menstruadas menos eu. Lembro-me tão bem que todas já se tinham desenvolvido e eu continuava na mesma. Lembro-me de todas elas dizerem que eu é que tinha sorte. Sorte? Sorte porquê? É uma coisa natural da vida, há que saber lidar bem com isso.
E quando eu entrava no autocarro e tinha de me sentar cá à frente porque os lugares de trás eram para os mais velhos? Era a única a pensar assim? Certamente que não... E quando eles me chamavam caixinha de óculos ou sorriso metálico? Eu engolia em seco, sem piar. Já sabia que se me revoltasse ainda levava porrada. 
Agora? Agora os miúdos na primária já têm outras brincadeiras mais avançadas. Eles já jogam é computador e consolas. Brincam aos médicos sim, mas é para se descobrirem, para descobrirem os corpos uns dos outros! Os miúdos de hoje são muito curiosos. Com 8, 9 anos já falam de sexo, de preservativos e coisas afins. Se calhar até já vêm pornografia. Se calhar já mexem em sítios que não devem. 
Quando eu entro no autocarro hoje, continuo a sentar-me cá à frente. Lá atrás os miúdos fazem uma barulheira desgraçada e não respeitam minimamente os mais velhos. 
Alguma vez eu hoje tenho roupa do Domingo? Se dissesse isso a alguém riam-se de mim. O que visto à quarta visto ao Domingo, ou noutro dia qualquer da semana. 
E ainda muita coisa vai mudar!


Sem comentários:

Enviar um comentário