quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Discórdia.

Não nascemos todos para ser doutores. Tem de continuar a existir sempre canalizadores, pedreiros, homens do lixo, cabeleireiras (etc.). Por isso acho duma extrema injustiça pessoas com 9’s, 10’s e 11’s (...) entrarem em cursos superiores. Para quê? Se não fizeram nada durante 3 anos secundários, pois a média é o que é, vão fazer em 3 anos de licenciatura o quê? Hum? São capazes de me explicar? Acho uma autêntica falta de respeito mesmo perante os restantes alunos. Ninguém está livre de “não entrar” na faculdade. E, apesar de ter boas notas, não sei o dia de amanhã, o meu futuro não está nada garantido. Nada é garantido. Eu não estou a falar de barriga cheia. Eu só estou a demonstrar o meu desagrado pelas míseras médias dos alunos que entram na faculdade. Devia haver mínimos! Não é só um médico que tem de ser responsável e por isso as médias talvez serem das mais altas, pois os lugares serão ocupados pelos melhores, também é preciso haver bons economistas, bons jornalistas, bons arquitectos. Não é admissível certas médias de admissão, não é. Um aluno de 9 consegue alguma vez desempenhar alguma função de jeito, quando nas funções mais simples nem nota satisfatória teve? Enfim, injusta ou não, é como vejo as coisas.
Se as pessoas não conseguem tirar notas de jeito nos cursos ditos normais, vão para profissionais, eles existem para alguma coisa. Estou de acordo com os cursos profissionais, mas não em 100%. Aliás enerva-me bastante o facto dos profissionais terem acesso às mesmas faculdades que os cursos científico-humanísticos. Eu concordo que os alunos estudem, se formem até onde quiserem. Mas se a via profissional já é mais virada para a prática, o curso superior não devia ser também diferente e mais direccionado para a prática também? Maior especialização talvez do já aprendido anteriormente...? Mais uma vez aqueles que são prejudicados são os que se esforçam! Uma pessoa não se mata, mas fica moída a estudar para ser alguém na vida e, como toda a gente sabe, nos cursos profissionais há mais facilidade de ter melhores notas! No final das contas podemos todos ter acesso ao mesmo ensino, mesmo que o ensino anterior tenha sido com níveis de exigência díspares. INJUSTO. INJUSTO. INJUSTO. Mas o pessoal dos profissionais é inteligente, a sério. 

Sem comentários:

Enviar um comentário