quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Adolescente.

Definitivamente o meu pensamento está em constante mudança. Sinto-me uma pessoa bastante diferente. Sou dotada de imensos valores e são esses valores que interferem nas minhas decisões. Estão sempre presentes. Mas, alguns desses valores não estarão já ultrapassados? Até que ponto, aquilo que ensinaram eu devo aplicar na minha vida? Grande dilema de adolescente. Sinceramente, não sei. A minha mãe sempre me disse "Fumar faz mal à saúde", "Beber faz mal à saúde", "És muito nova para iniciares a tua vida sexual", "Não podes sair porque ainda não tens idade", coisas que todos nós, de um certo modo já ouvimos em casa. Muitos desses conselhos eu segui à risca. Não só porque concordo de certo modo com os meus pais, como nunca tive intenção de os desrespeitar. Não, "o fruto proibido não é o mais apetecido", no meu caso não foi. Eu fiz as minhas opções. E foram essas opções que me tornaram na pessoa que sou hoje. Errei, mas também acertei. Afinal a juventude é mesmo isso. É aproveitar a vida, é experimentar coisas novas, é gozar até ao máximo, é a idade do sem limites. Mas claro, tudo com um mínimo de responsabilidade. O que eu acho mal, outras pessoas podem-no achar bem. As culturas e os valores variam consoante as sociedades e até consoante as famílias. Umas mais conservadores, outras mais liberais. Acho que nem tanto ao mar, nem tanto à terra, é preciso um equilíbrio quando nos dão educação. Eu não sou nenhum anjinho, daquelas que não parto um prato. Ninguém o é. Mas se assim fosse, tinha alguma piada a vida? Onde está a adrenalina de ser rebelde, por qual todos sentimos, num momento de mais extrema loucura? Não foi bom? Então pronto. Sejam felizes. A vida é construída de pequenos momentos. E experimentar nunca fez mal a ninguém, seja o que for, pois para dizermos "não quero", "não gosto", temos de saborear primeiro. Tenho dito.

Sem comentários:

Enviar um comentário