segunda-feira, 21 de março de 2011

Suícidio, cobardia ou coragem?

Define-se suicídio como uma atitude individual, de livre vontade, de acabar com a própria vida por acto deliberado, causado por um elevado grau de desespero e sofrimento, geralmente de nível emocional, sentimental, mas também poderá ser causado por motivos económicos, entre outros.
As maiorias das pessoas que cometem o suicídio estão gravemente doentes, com uma profunda depressão. Não pensem que o suicídio só acontece aos amigos dos outros, o suicídio está presente em todos os estratos sociais e não conhece fronteiras.
De dia para dia os casos de suicídio vão aumentando, mas porquê? Porquê é que as pessoas cometem este acto de pôr fim à sua vida? Por vezes penso no desespero que se vive para chegar a esse ponto. A vida poderá ser assim tão insuportável e desmotivante para esse acto de coragem? Sim, já pensei que eles fossem cobardes ao se suicidarem, mas agora penso que não, penso que só com muita coragem é que uma pessoa consegue acabar com a própria vida, pois não é algo que se tome de ânimo leve.
Todos nós temos os nossos problemas, uns mais graves que outros, certamente. Sei que há pessoas com baixa auto-estima, desanimadas perante a vida, com uma atitude pessimista, sentem-se imbecis, perdidas, frágeis, insignificantes e até inúteis. Estes sentimentos levam ao completo desinteresse, ao temperamento depressivo. Há demasiadas razões para se chegar a este estado, ou por insucesso profissional, ou por um amor não correspondido, ou por uma vida de dificuldades financeiras, entre outros.
Há momentos em que nos sentimos sós, abandonados, um tal desespero e uma intensa dor que se chega a desejar nunca ter nascido ou então desaparecer, morrer. Só que há uns que ficam pelo pensamento apenas, e esse pensamento só lhe percorre durante algum tempo pois há falta de coragem, pois não querem fazer sofrer as pessoas que o adoram; outros acabam mesmo por passar do pensamento à acção.
Sei que as vezes a vida pode nem parecer ter sentido, que muitas vezes sentimo-nos sós neste mundo agitado, mas tudo depende de nós, pois aquilo que não nos destrói, torna-nos mais fortes. 

Trabalho de Moral, 10Ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário