quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Projecto de vida.

O meu projecto de vida:
Há um projecto, todos os dias é reformulado, certas opiniões mudam, mas as essenciais permanecem. Eu pretendo ser feliz, se é que existe felicidade. A meu ver, existe, pois sinto-me realizada, sou boa aluna, boa filha, boa irmã e espero que no futuro boa esposa e boa mãe. 

Para já, o meu maior objectivo a nível profissional é ter boas notas, para que daqui a uns anos possa entrar num curso que realmente me fascine, numa faculdade a meu gosto. Não sei bem qual é a minha vocação, mas acredito que uma pessoa tem várias vocações, e por vezes morre sem sequer as conhecer ou sem as reconhecer. Tenho uma breve ideia do que me quero formar para um dia poder exercer um trabalho digno da minha pessoa. Talvez nas áreas da economia, gestão ou mesmo finanças. A política também sempre me fascinou, mas como a vida é feita de escolhas, escolhi por agora, economia; mas quem sabe um dia se não me irei encontrar com a politica.

Depois de estudar, espero exercer uma profissão que me dê gosto, que não seja um suplício fazê-la, que a veja como uma coisa boa e não como a maioria das pessoas vê o emprego, como um esforço diário horrível, mas ao qual não se podem escapar, pois é um sustento.

A vida não é só feita de estudos, empregos e até dinheiro… aliás isso deveria ser o que menos importa, mas cada vez mais é lhe dado demasiada importância.

Também gostava de constituir família, conhecer um bom marido, um homem que me faça apaixonar e saber dar valor à vida, que me acompanhe em todos os momentos, bons e maus por quais tenha de ultrapassar… ah e claro, ter um ou dois filhos, o que a vida me proporcionar. Não sonho com o casamento, pois penso que não é um papel que me irá fazer mais feliz ou não, desde que possa estar perto daqueles que ame, serei feliz, certamente,

Não me posso esquecer da família ao qual já pertencia, acima de tudo, uma das minhas grandes ambições é disponibilizar a melhor qualidade de vida aos meus pais, pois são as pessoas mais importantes da minha vida, inclusive o meu irmão; foram eles que me criaram e abdicaram de muitas coisas para me darem tudo o que eu precisava, sim, porque a vida não é nenhum mar de rosas, eu mal sei o quão difícil é viver, mas já faço uma pequena ideia e tenho noção de algumas situações a que os adultos se vêm obrigados a passar. Tenho noção também que sou uma sortuda, pois tenho “tudo” para ser feliz, ao contrário de muitas pessoas, infelizmente.


Trabalho de Moral, 10ºAno.

Sem comentários:

Enviar um comentário