terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Homem.

O Homem, que bela obra de arte! O Homem é o único que pensa, o único que é capaz de criticar, o único racional, o único consciente.
Esta figura está cheia de riquezas: valores, cultura, comunicação. É extraordinário. 
Se nós não existíssemos como seria o Mundo?
Imaginar tal coisa até me causa alguma frustração, pois por mais voltas que dê à minha cabeça, encontro-me sempre tão longe da solução. 
Isto é tudo muito bonito, nós nascemos, crescemos, os nossos pais dão-nos uma educação, transmitem-nos valores, a sociedade repreende-nos e é sempre este ciclo. À medida que vamos crescendo formamos personalidades e um dia acabamos por morrer. A história é sempre esta. Tudo gira à nossa volta, ou então somos nós que pensamos de forma errada. 
Do que vale eu existir se não existissem outras pessoas? Como havia eu de me relacionar? Afinal eu só sou considerada pessoa, porque os outros assim me o fizeram. Eu jamais seria feliz (se é que existe felicidade), se não houvesse outras pessoas que me fizessem feliz. A nossa vida é uma constante relação.
"Na arte de viver, o homem é ao mesmo tempo artista e objecto da sua arte, é o escultor e o mármore, o médico e o paciente", será?! Se nós não existíssemos provavelmente existiria outra coisa qualquer que nos substituísse... Mas seremos insubstituíveis? Bem, eu cá prefiro pensar, ilusão ou não, que nós somos mesmo uns artistas, porque se não ainda dou em louca, mas se calhar essa loucura é a mais pura lucidez. 

Resposta a um Teste de filosofia, 10Ano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário